Passo a passo

Passo 1

Levantamento das informações do italiano:

Agora que você já viu que tem o direito à cidadania italiana, precisa buscar o nascimento de seu ancestral na Itália, e para isso necessita colher algumas informações.

A base para se iniciar as pesquisas sobre a origem do seu ancestral italiano, está na sua própria família. Muitas vezes é nela que você irá conseguir as informações.

Como se trata da história de sua família, APENAS você poderá obter as informações iniciais e necessárias.

Tente obter de seus parentes o maior número de informações que puder. As pessoas mais velhas normalmente guardam documentos como:

Passaporte, salvo conduto, registro de estrangeiro, que poderá  indicar em qual cidade ou ao menos a província onde o italiano nasceu. Caso ninguém da sua família saiba informações sobre o seu ancestral italiano, não se preocupe, o trabalho será um pouco maior, mas não impossível.

Neste caso, você deve começar um trabalho de formiguinha. Peça a sua certidão de nascimento, lá dirá o nome dos seus avós paternos e maternos. E assim por diante até chegar ao nome do seu ancestral italiano e dos pais dele.

Com estes dados de nomes e sobrenomes fica mais fácil encontrar o local de nascimento do seu ancestral.

Outro ponto de partida para a pesquisa, pode ser a certidão de casamento do italiano se ocorreu no Brasil, normalmente são ricas em informações. Peça ao cartório a certidão em formato INTEIRO TEOR, este formato contém todas as informações que houver no livro de registro.

Se nesta certidão não constar informações relevantes que possam ajudar na descoberta, tente obter junto ao cartório uma cópia do processo de habilitação de casamento, pois naquela época isso já existia e normalmente era exigido por este órgão algum documento de identificação.

Existem também as informações no óbito do italiano e de sua mulher, caso você não saiba como encontrar o óbito, basta verificar onde o italiano encontra-se sepultado, e a própria administração do cemitério informará a você em qual cartório foi registrado o óbito.

Passo 2

Viajar à Itália para o reconhecimento da cidadania.